CPA - Comissão Própria de Avaliação

Avaliação das Instituições de Ensino Superior

O SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) foi criado pela Lei nº 10.861/2004, e é o responsável pela análise das instituições de ensino superior, dos cursos superiores e do desempenho dos estudantes. Esta Lei definiu que a avaliação da educação superior será dividida em três processos distintos e articulados:

a) Avaliação Interna – trata-se de uma auto avaliação desenvolvida pela própria instituição de ensino através da CPA (Comissão Própria de Avaliação);
b) Avaliação Externa – realizada pelo MEC/INEP;
c) Avaliação dos Acadêmicos dos Cursos Superiores – ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).

As Avaliações Internas e dos Cursos Superiores (ENADE) são desenvolvidas exclusivamente pelo INEP/MEC. Já a Avaliação Interna ou Auto avaliação deve ser realizada pelas instituições de ensino através de um órgão chamado CPA.

O que é a CPA (Comissão Própria de Avaliação)
A CPA foi instituída pela FAESLA com o objetivo de implantar, coordenar e articular o processo interno de avaliação, bem como sistematizar e disponibilizar informações e dados ao INEP/MEC. A CPA é composta por representantes de todos os segmentos da comunidade universitária (professores, estudantes, técnicos – administrativos,) e da sociedade civil organizada.

Atribuições da CPA
a) Implementar os processos e procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), no âmbito da instituição;
b) Conduzir os processos de auto-avaliação da FAESLA;
c) Constituir núcleos temáticos e núcleos de trabalho que se façam necessários ao cumprimento de suas funções;
d) Sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo INEP;
e) Preparar relatórios anuais, pareceres e, quando for necessário, recomendações a serem encaminhadas aos órgãos competentes da faculdade;
f) Encaminhar propostas relativas ao desenvolvimento da FAESLA, com base nas análises produzidas no processo de avaliação;
g) Divulgar na comunidade acadêmica a sua composição, suas propostas e agenda de atividades;
h) Coordenar o processo para composição dos novos membros da CPA.

Metodologia
A avaliação institucional será desenvolvida de forma participativa e contínua ao longo do ano letivo. Ela será coordenada de forma integrada pela CPA, com a participação de toda a comunidade acadêmica (alunos, professores, funcionários técnico-administrativos e gestores).

Etapas da Avaliação:
Sensibilização – será o primeiro momento do processo de avaliação de cada uma das seis etapas mencionadas acima. Sua realização será de responsabilidade dos membros da CPA e dos Coordenadores dos Cursos que utilizarão faixas, panfletos, carro de som, camisetas, brindes, etc.

Coleta de Dados:
Será realizada por meio de Enquêtes disponibilizadas no Portal Universitário da Faculdade, a ser respondida por alunos, professores, coordenadores e funcionários técnico-administrativos. O principal objetivo das enquetes é identificar como cada uma das categorias avalia cada um dos setores e atividades acadêmicas desenvolvidas na instituição. Além das enquêtes, será feito levantamento de dados sobre cada um dos setores avaliados, com o objetivo de subsidiar a análise dos resultados da avaliação.

Sistematização e análise dos dados:
Esta será uma das atividades mais complexas, visto que poderá incorrer na necessidade de levantar novos dados para facilitar a compreensão dos resultados da avaliação. As análises serão feitas, sobretudo, por meio de cruzamento de dados das enquetes respondidas pelos alunos, professores, coordenadores e funcionários técnico-administrativos, com dados que demonstram condições de realização das atividades, bem como a características específicas das atividades realizadas por cada um dos setores avaliados.

Publicação dos resultados:
A publicidade dos resultados, além de dar legitimidade ao processo, pode contribuir com a construção da cultura institucional de avaliação, uma vez que a comunidade acadêmica tem oportunidade de conhecer as fragilidades e as potencialidades da instituição da qual faz parte. Além disso, os participantes envolvidos diretamente no processo de avaliação podem perceber nos resultados o seu ponto de vista a instituição.

Debate e encaminhamento das ações:
Que proporcionem a melhoria da qualidade das atividades acadêmicas. A participação de representantes de todas as categorias envolvidas nas atividades da instituição é importantíssima, não só porque todos podem ser beneficiados com as melhorias, mas porque há interesses diversos envolvidos e cada um poderá contribuir com sugestões que subsidiem a elaboração/execução de um Plano de Melhoria mais eficiente.

Após a realização de cada uma das etapas detalhadas acima, todos os resultados das avaliações serão consolidados em um único relatório (Relatório de Auto-Avaliação Institucional).

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